sexta-feira, 5 de dezembro de 2008


O FAUNO
Ilustração para o Blog "Teima no Tema"
Técnica: Digital (Illustrator e Photoshop)

Ps.: O tema da vez não poderia ser melhor, mitologia. Sempre gostei muito de história e a mitologia é um capítulo a parte. Os deuses e todos os personagens fantásticos que cercam esse universo sempre me fascinaram. Bom, dentre todos, escolhi o fauno ou sátiro, como queiram chamar. Finalizei a arte pelo AI e a complementei pelo PS. Vou aproveitar a ocasião e deixar um texto abaixo bem interessante a respeito desta mítica criatura. Espero que gostem...

Na mitologia romana, Fauno é uma divindade campestre que primitivamente fora um rei da Itália, e cujo nome se tornou célebre, segundo a lenda, por ter criado leis para o seu povo e por ter inventado a flauta. Interessado em ensinar a prática da agricultura e da pecuária aos seus súditos, passou, por isso, a ser adorado como deus dos campos e dos rebanhos.
Mas também era venerado como divindade profética correspondente ao deus grego Pã, e por isso era representado da mesma forma que ele, Sileno ou Mársias, ou então sob o aspecto de um homem barbado, coroado de folhagens e recoberto apenas por uma pele de animal, tendo numa das mãos uma cornucópia.
Na mitologia romana os faunos são a multiplicação tardia do deus Fauno, cujo nome deriva do latim favere, "ser favorável", "benéfico". Representado como um ancião de barba longa, coberto com pele de cabra e às vezes segurando uma cornucópia, ele assim se assemelha ao deus grego Pã, mas posteriormente apareceu com patas de bode, tal como os sátiros gregos, multiplicando-se em numerosos semi-deuses representados com chifres, cauda e cascos de bode, todos mortais porém longevos. (FONTE: Internet)

4 comentários:

Diogo Nascimento disse...

Muito legal Fernando!! Abraços

Gilberto Queiroz disse...

Fala, Fernando,
cara, entrei pra dar uma olhadinha e acabei deixando comentário em td que é desenho, kkkk. Teu blog tá bem bacana. Parabéns!!
Abração,
Gilberto

Anônimo disse...

Fala, amigo Fernando, blz?

Cara, também gosto muito de Mitologia. Apesar de ter sido criado há muitos séculos, é assunto atual. Filmes e livros são escritos baseados no tema.

Mas parabéns pela ilustra, camarada! Fica com Deus e sucesso.

Abraço,

Emerson Fialho
fialho922@hotmail.com
http://emersonfialho.wordpress

Anônimo disse...

como sempre, uma ótima ilustra.