sábado, 4 de agosto de 2012



CAMPUS PARTY RECIFE 2012 (#CPRECIFE)

Ps.: A Campus Party já acabou, mas nem por isso podemos nos esquecer do evento! Tentei neste texto sintetizar o que ví e o que ouvi neste que é o maior evento do mundo em tecnologia e inovação!

           Recife viveu nestes últimos dias de julho, do ano de 2012, um marco na história recente da cidade. A Campus Party aportou por aqui, carimbando o passaporte do Recife no cenário internacional no que diz respeito à inovação e tecnologia. Um prêmio para esta cidade que vem se destacando ao longo dos últimos anos em competições ao redor do globo, conquistando títulos e oportunizando ideias e capital humano. Eu estive lá, no Chevrolet Hall, nestes dias de efervescência criativa e inovadora e tentarei neste texto, colocar o meu ponto-de-vista desta edição, que tomara, seja a primeira de muitas!

            A Campus Party Recife começou para mim a partir de uma olhadela sem compromisso para aqueles monitores que ficam nos shoppings, exibindo anúncios e recados. Estava lanchando e distraidamente virei o rosto me deparando com a notícia  que a cidade do Recife receberia uma edição especial do evento, que naquele tempo tinha acabado de acontecer em São Paulo. No caso, a quinta edição.

            Meu sorriso foi latente, e depois disso corri para as redes sociais a fim de colher mais informações a respeito de todo o processo. Passei a seguir via Twitter o Paco Ragageles (@pacoragageles ) um dos fundadores da Campus Party e a conta oficial do evento no Brasil (@CampusPartyBRA). Munido disso, passei a acompanhar tudo que se passava em torno do evento por aqui.

            Apesar de toda a minha empolgação, ainda não tinha ideia da dimensão do evento. O primeiro contato real com a Campus Party Recife foi no início do ano quando o Paco veio ao Brasil para uma edição da #GeekVibrations, com a participação especial do Jovem Nerd (@jovemnerd) e Azaghal (@azaghal). Infelizmente não pude ir, mas acompanhei via Campus LIVE. Foi demais, pois pude sentir o clima do evento chegando.

            Marcado o dia de abertura do evendo (26/07), a ansiedade girava em torno do momento em que poderíamos comprar as credenciais.

            Alguns meses se passaram e enfim pude comprar o ingresso para a Campus Party Recife! Foi uma alegria, por que muita gente comprou e eu temia ficar de fora! Felizmente tudo deu certo e pude confirmar o meu pagamento. O valor do evento ficou em R$ 200,00. Pode parecer caro, mas segundo os organizadores, não cobre os gastos do evento e por isso, os patrocinadores Telefônica e VIVO estão de parabéns! Tenho certeza que o recall destas marcas melhorou muito após essa iniciativa.
            Enfim, o dia de ir à Campus Party chegou e não via a hora de adentrar o Chevrolet Hall para fazer parte desse universo. Respirar inovação, conhecimento e aprender, porque eu fui à Campus Party para ouvir e aprender!

            Uma coisa que aprendi logo de cara é que, infelizmente, muita gente transformou o evento em uma  grande LAN House! Inúmeras pessoas jogando e se esquecendo dos palcos que receberam figuras da maior relevância, cheias de conteúdo e expertise.

            Assim que cheguei ao evento, pude notar que algo novo estava se abrindo para mim. Pude perceber o peso da marca Campus Party. Passei por uma revista, algo que se tornou rotineiro durante os dias do evento, mas necessário, para manter a ordem e proteção dos campuseiros.

            Comecei um pouco tímido, estava só e passei a explorar o cenário para me familiarizar com o evento. Meu objetivo era saber onde ficavam os palcos, para poder transitar entre uma palestra e outra sem maiores dificuldades. Tínhamos o palco principal (#CPPrincipal), Stadium (#CPStadium), Galileu (#CPGalileu), Michelangelo (#CPMichelangelo) e o palco Pitágoras (#CPPitagoras).


            Antes da apresentação oficial do evento, conheci o Paco Ragageles, Jovem Nerd e Azaghal. Incrível! Todos eles super simpáticos e receptivos, tirei foto com todos eles! Lembrei rapidamente da #GeekVibrations do início do ano, em que foi anunciada oficialmente a realização da Campus Party aqui em Recife, em que essas três figuras estavam presentes e só pude vê-los pela tela do computador. Desta vez estava perto deles e trocando ideias, algo que achei fantástico! Neste momento percebi do que a Campus Party era capaz de realizar, agregando valores e pessoas, catalizando gente de todos os lugares! O Paco veio da Europa e o Jovem Nerd e Azaghal de Coritiba.

            Durante a abertura oficial do evento, as autoridades e os representantes dos patrocinadores se fizeram presentes para falar. Todos nós ouvimos e aplaudimos claro, tanto esforço em prol de algo em comum merece a nossa ovação.

            Após a abertura, o clima era outro. Transitando pelos cenários pude ouvir as pessoas, as conversas e muitos trocando ideias e oportunizando o momento. O SEBRAE também teve uma participação fundamental, já que incentiva o empreendedorismo com o projeto Like a Boss (#Likeaboss). Na verdade, a Campus Party se confunde com o empreendedorismo, é quase um pleonasmo.

            O primeiro dia de evento acaba para mim, mas para muitos campuseiros a noite é longa e muitos dormiram por lá. Eu preferi não comprar a barraca, voltei para casa mesmo.

            Dentro da minha agenda pessoal, o segundo e terceiro dia seriam os mais importantes, por isso, cheguei cedo para acompanhar as palestras.

            Infelizmente não dá para estar em diversos lugares ao mesmo tempo, mas na sexta-feira, pude acompanhar 5 palestras muito boas. Essas foram as palestras do segundo dia: Empreendedorismo, Web Tendências: Novos produtos e serviços para um novo consumidor; Transmídia: Mídia além das mídias sociais; Super Mario World: Análise da trilha sonora; Design em mídias digitais e Empreendedorismo: Modelos inovadores de negócios para startups.

            Essas palestras me deram uma visão diferente das coisas, principalmente nas de empreendedorismo. Ouvir aqueles especialistas apresentando novos pontos de vista abriu minha mente para novos insights. Foi bem legal o segundo dia de feira.

            O sábado foi o dia mais intenso da Campus Party. Cheguei antes das 10:00h, para aproveitar todos os palcos e aprender o máximo possível de conteúdo. Foram inúmeras palestras neste terceiro dia: Empreendedorismo: Formas inovadoras de investimento inicial para startups; Como se desenha uma cidade? Smart cities, muito além da vigilância e controle; Palestra com Alexandre Hohagen, Vice-Presidente do Facebook na América Latina; Web Celebridades; Podcast: A reinvenção do rádio na internet; Oficina de Podcast; Palestra da Bel Pesce (A Menina do Vale); Epic Nerd Fighters (Atividade Youpix); Nerdcast LIVE – Jovem Nerd entrevista Bel Pesce; Nerdcast LIVE – Bate Papo.

            Ufa! Contei o tempo que fiquei na Campus neste dia de sábado, e foram 14h de intensa atividade. Posso destacar no terceiro dia de evento as palestras da Bel Pesce e do Alexandre Hohagen, do Facebook. Não poderia deixar o Jovem Nerd de fora, foi muito legal o conhecer pessoalmente, sem falar do Azaghal com o seu humor ácido! Figuras marcantes, exemplos de empreendedorismo e de simplicidade!

            Deixei o sábado com a sensação de dever cumprido, e o clima já era de despedida, pois a Campus Party já estava chegando ao fim. Claro, tínhamos o domingo pela frente.

            Apesar de ter ido à Campus Party no domingo, não assisti a nenhuma palestra. Tirei fotos, registrando os campuseiros e sua rotina. Pude transitar pelos palcos com mais liberdade e fazer o meu próprio balanço do que foi tudo isso. Posso dizer com sinceridade, foi muito bom! Não fui à Campus Party para jogar, nem ficar “preso” ao computador. Fui ver gente, fazer contatos e acima de tudo, aprender. Acho que o grande objetivo foi aprender.

            Palestras intensas e conceitos e teorias pipocavam a todo o momento. Percebi que sou um membro da “geração X” com necessidades de “geração Y”. O que levo da Campus Party Recife? Levo conhecimento, aprendizado e a certeza que nunca devemos desistir de nossos sonhos, que podemos fugir do modelo tradicional e partir para a criação de nossa própria empresa. Aprendi também que o empreendedor não é apenas aquele que possui uma empresa, mas sim aquele indivíduo que possui atitudes empreendedoras!

            Uma ideia pode mudar a sua vida, mas antes, ela precisa mudar a vida de muitas outras, esse é o mote das startups, buscar soluções para necessidades. Aprendi que não devemos nos fechar em bolhas, mas sim, ampliar nossa “network”. Trabalhar em equipe, manter o foco, procurar errar logo para corrigir rápido os erros. “Quer mudar o mundo? Mude primeiro o seu bairro”.

            Tudo começa com uma ideia, mas a ideia não é nada se a execução não for boa! A equipe precisa ser boa! Uma ideia sem execução se perde e sua startup, que tinha tudo para dar certo, fracassa!

            A Campus Party veio para ficar! Esse é o desejo de todos que foram para o evento. Espero que em 2013, possamos retornar para colher os frutos desta primeira edição. Parabéns ao Paco Ragageles por mais uma Campus Party e a organização do evento. Eu entrei de um jeito e saí de outro, mas certo do que quero, cheio de conhecimento adquirido.
            Todos nós podemos se inovadores e lembrem-se que a ideia não é tudo, mas sem ela, nada muda!

Link do site da Campus Party Brasil:

Campus Party Recife

Um comentário:

Gilberto Queiroz disse...

Puxa, Fernando! Respirei Campus Party, mesmo sem ter ido. Você realmente aproveitou ao máximo. É isso aí.
Grande abraço,