segunda-feira, 26 de setembro de 2011


HÉRCULES
Técnica: Nanquin e guache

PS.: Dando sequência a mitologia, ilustrei o Hércules. Conhecido pela sua força e pelos 12 trabalhos realizados. Este aí é um deles, quando o o filho de Zeus enfrenta o Leão de Nemeia.
Segue a histária de Hércules:

"Hércules (em latim: Hercules) era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ou Garanus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.
Nas obras de arte romanas e na arte renascentistas e pós-renascentistas que adaptou a iconografia romana, Hércules pode ser identificado por seus atributos, como a pele de leão e a clava: nos mosaicos era mostrado com a pele bronzeada, quase negra, um aspecto considerado viril. Apesar de ser um campeão e um grande guerreiro, Hércules também se utilizava de trapaças e de truques sujos a seu favor. No entanto, tornou-se renomado por ter "deixado o mundo seguro para a humanidade" ao destruir diversos monstros perigosos. Seu auto-sacrifício lhe obteve a ascensão aos reinos do Monte Olimpo, onde recebeu as boas-vindas dos deuses.
Os romanos adotaram as histórias gregas sobre Héracles essencialmente inalteradas, acrescentando detalhes anedóticos próprios, alguns dos quais ligavam Hércules à geografia do Mediterrâneo ocidental.
Destacam-se dentre estes mitos os famosos doze trabalhos de Hércules:

1. Matar o leão de Nemeia
2. Matar a Hidra de Lerna
3. Capturar o javali de Erimanto
4. Capturar a corça de Cerinéia
5. Expulsar as aves do lago Estínfalo
6. Limpar as estrebarias de Aúgias
7. Capturar o touro de Creta
8. Capturar os cavalos de Diómedes
9. Obter o cinturão de Hipólita, rainha das Amazonas
10. Buscar os bois de Gerião
11. Buscar os pomos de ouro do jardim das Hespérides
12. Capturar o cão Cérbero"
(FONTE: INTERNET)

2 comentários:

Emerson Fialho disse...

Bacana... parabéns pela ilustração.

RAPOSO disse...

Obrigadão Emerson!!! =)