quinta-feira, 26 de agosto de 2010


SACI
Técnica: Digital (illustrator e Photoshop)

Ps.: Atualizar o blog está se tornando complicado a cada dia, já que tenho que dar conta da demanda de trabalho, com seus prazos mais que apertados. Mas isso é bom. Eu compenso abrindo mão de algumas horas de sono. Afinal de contas, para que dormir? =)
Aproveitei um momento de distração para emplacar essa arte do Saci Pererê.
Meu filho está estudando folclore na escola e eu entrei na onda. Ele gostou bastante.
Estou rascunhando o Curupira, vamos ver se ele sai do papel...
Segue um breve histórico do Saci.

"O Saci, ou Saci-pererê, é uma personagem bastante conhecida do folclore brasileiro, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região das Missões, no Sul do país, por onde se espalhou em sua quase totalidade. A figura do Saci surge como um ser maléfico,como somente brincalhão ou gracioso, conforme as versões comuns ao sul. Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também, da cultura africana o pito, uma espécie de cachimbo, e da mitologia européia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo. A função desta "divindade" era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, mezinhas, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.
Como suas qualidades eram as da farmacopéia, também era atribuído a ele o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas, e costumava confundir as pessoas que não pediam a ele a autorização para a coleta destas ervas." (FONTE: INTERNET)

2 comentários:

waldomiro neto disse...

sempre muito bom..
parabéns!!!!

RAPOSO disse...

Obrigadão Waldomiro!!! =)